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Seminário de Metafísica da Arte
Tópicos Especiais em Artes Cênicas II
Seminário de Metafísica da Arte
Tópicos Especiais em Artes Cênicas II
A proposta é integrar estudantes/pesquisadores/artistas de diversas formações e programas de pós-graduação em uma comunidade de aprendizagem a partir de trocas de experiências tendo como fio condutor a rediscussão da ideia do rapsodo.
O ponto de partida será o de uma renovada ênfase na figura de Homero e sua épica, a partir de duas provocações:
1-uma tentativa de definir a produção moderna e contemporânea em dramaturgia como um híbrido entre drama e narrativa, a partir dos textos do dramaturgo e ensaísta Jean Pierre Sarrazac;
2- as variações em torno da recepção da obra Laocoonte, de Lessing, que defende a poética de Homero frente às artes visuais.
Para tanto, além dessas provocações, serão discutidas e confrontadas duas proposições
1- a tentativa de definição e controle da performance épica por meio da abordagem de Platão em A república;
2- a análise do livro I de Ilíada, monstrando como a atividade do rapsodo é elaborada dentro de uma interação face a face.
Tais provocações e proposições, além de debatidas e analisadas em sala de aula, vão constituir impulso para um exercício performativo em grupo realizado pelos integrantes da disciplina.
O ponto de partida será o de uma renovada ênfase na figura de Homero e sua épica, a partir de duas provocações:
1-uma tentativa de definir a produção moderna e contemporânea em dramaturgia como um híbrido entre drama e narrativa, a partir dos textos do dramaturgo e ensaísta Jean Pierre Sarrazac;
2- as variações em torno da recepção da obra Laocoonte, de Lessing, que defende a poética de Homero frente às artes visuais.
Para tanto, além dessas provocações, serão discutidas e confrontadas duas proposições
1- a tentativa de definição e controle da performance épica por meio da abordagem de Platão em A república;
2- a análise do livro I de Ilíada, monstrando como a atividade do rapsodo é elaborada dentro de uma interação face a face.
Tais provocações e proposições, além de debatidas e analisadas em sala de aula, vão constituir impulso para um exercício performativo em grupo realizado pelos integrantes da disciplina.
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