quinta-feira, 23 de junho de 2016

PROGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METAFÍSICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE

Disciplinas: Seminário de Metafísica da Arte
Tópicos Especiais em Artes Cênicas 2

Horário: Segundas e quartas 14:00-16:00
Professor: Marcus Mota.  marcusmotaunb@gmail.com
Local:

Blog de interação: http://rapsodicas.blogspot.com.br/

Tema: Rapsódicas. Tensões entre narrativa e épica.

Apresentação
A proposta é integrar estudantes/pesquisadores/artistas de diversas formações e programas de pós-graduação em uma comunidade de aprendizagem a partir de trocas de experiências tendo como fio condutor a rediscussão da ideia do rapsodo. A partir dessa rediscussão, procura-se tornar compreensíveis modos de acesso a eventos performativos e suas implicações estéticas e recepcionais. Assim, Homero em performance irrompe como um conjunto de questões que passam pela problematização mesma do intérprete, de seus estratégias em abordar eventos performativamente orientados. Caso extremo é colocar tais estratégias em foco a partir do enfrentamento de algo que subsiste em uma textualidade complexa e que foi retomado como modelo para diversas tradições criativas, como a épica homérica.  Sendo assim, procurar compreender Homero em Performance não se trata apenas de reconstruir contextos de produção na cultura pré-clássicas. O desafio de se aproximar de um objeto heterodoxo como uma performance registrada parcialmente em textos acaba por difundir formas de se problematizar a compreensão mesma de atos performativos. Assim, a performance da compreensão se vincula à compreensão de eventos performativos. Conceitos operatórios fundamentais envolvidos nesse jogo hermenêutico: produção e recepção de sons; atos recepcionais; audiovisualidade; imaginação.

O ponto de partida será o de uma renovada ênfase na figura de Homero e sua épica, a partir de duas provocações:
1-uma tentativa de definir a produção moderna e contemporânea em dramaturgia como um híbrido entre drama e narrativa, a partir dos textos do dramaturgo e ensaísta Jean Pierre Sarrazac;
2- as variações em torno da recepção da obra Laocoonte, de Lessing, que defende a poética de Homero frente às artes visuais.

Para tanto, além dessas provocações, serão discutidas e confrontadas duas proposições:

1- a tentativa de definição e controle da performance épica por meio da abordagem de Platão em A república.
2- a análise do livro I de  Ilíada, mostrando como a atividade do rapsodo é elaborada dentro de uma interação face a face.

Tais provocações e proposições, além de debatidas e analisadas em sala de aula, vão constituir impulso para um exercício performativo em grupo realizado pelos integrantes da disciplina.


Objetivos
Promover um debate sobre ideias e formas de expressão vinculados à tradição clássica, enfatizando sua flexibilidade e contínua renovação.
Ratificar uma dimensão experiencial na análise e estudo de obras e questões estéticas.

Cronograma básico
O cronograma mais detalhado será postado no blog do curso.
Agosto: Apresentação do programa. Discussão do hibridismo entre drama e narrativa a partir de J.P. Sarrazac.  Discussão do texto de Laoconte, de Lessing. Constituição dos grupos para realização/observação dos projetos artísticos. Início dos blogs de acompanhamento de cada grupo.
Setembro: análise  do livro I da Iliada. discussão dos projetos artísticos de cada um dos grupos
Outubro: Análise dos materiais postados nos blogs dos projetos artísticos de cada um dos grupos.
Novembro. Finalização dos projetos artísticos. Apresentação dos resultados. Discussão.
Dezembro: Conclusão do curso. Avaliação da disciplina.

Metodologia/atividades
A sala de aula será um locus de organização de atividades extra-classe. Segue-se neste curso as implicações do conceito de Comunidade de Aprendizagem a partir da EAD (Educação à Distância): todos os integrantes do processo educativo se encontram interligados por uma plataforma online, por meio da qual partilham informações, questões e atividades (MISANCHUCK&DUEBER 2011).
Nesse sentido, este curso vai se valer de um blog de interação no qual textos complementares,  detalhamento de atividades e postagens de tarefas ali serão disponibilizados para todos.
A integrantes da disciplina vão ser distribuídos em grupos. Cada grupo vai propor e administrar um blog de acompanhamento de seu projeto artístico. Cada grupo vai apresentar um projeto de realização que será discutido em sala de aula. A partir desse projeto, começam os encontros entre os integrantes do grupo para realizar este projeto. Cada projeto deve se utilizar das questões discutidas na disciplina a partir da figura do rapsodo e da tensão entre drama e narrativa. Cada realização do projeto artístico precisa ter no mínimo 5 minutos, podendo ser efetiva em qualquer estilo e mídia. É preciso que cada projeto combine diversas tradições performativas, evitando que se recaia na centralidade de uma performance oral. Os recursos materiais e humanos e espaços de ensaio são de responsabilidade de cada grupo.
Além disso cada estudante vai elaborar um texto de no mínimo 10 páginas a partir das discussões e experiências realizadas durante o curso.
O detalhamento das atividades se encontra no blog de acompanhamento da disciplina.

Avaliação
1- participação efetiva em todas as etapas do processo criativo: 40 pontos
2- elaboração de texto final da disciplina: 30 pontos
3- participação efetiva e conduta ética durante as discussões e atividades do curso, 20 pontos
Bibliografia[1]

a- primária
HOMERO Ilíada. (trad. F. Loureço) São Paulo. Penguin Companhia, 2013.
LESSING, G.E. Laocoonte. Ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. (Trad. M. Seligmann-Silva, 2011)
PLATÃO. A República. (Trad. M. H. P. da Rocha) Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2014.
PLATÃO. Íon. v. http://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/326 .
SARRAZAC, J.P. O futuro de drama. Lisboa: Campo das Letras, 2006. https://www.academia.edu/15301564/O_Futuro_do_Drama

b- obras complementares
BENJAMIN, Walter “O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, in Arte, Técnica, Linguagem e Política. São Paulo: Editora Brasiliense,1994,p. 197-221. link: http://letrasorientais.fflch.usp.br/sites/letrasorientais.fflch.usp.br/files/BENJAMIN,%20Walter_O%20narrador%20(._.).pdf .
BROWN, R. Sound: A Reader in Theatre Practice.
BREMER, J. Plato's Ion: Philosophy as Performance.  Bibal Press, 2005.
CAGE, J. Silences. Lectures and Writings.  Wesleyan University Press, 2011.(Original de 1961).  Link: https://monoskop.org/File:Cage_John_Silence_Lectures_and_Writings.pdf .
CHION, M. Sound: An Acoulogical Treatise.  Duke University Press, 2016.
CHION, M. A Audiovisão. Lisboa: Texto&Grafia, 2011.
CULL, L. & LAGAAY, A. Encounters in Performance Philosophy. Londres: Palgrave Macmillan, 2014.
DAVID, A. P.  The Dance of Muses. Choral Theory and Ancient Greek Poetics. Nova York: Oxford University Press, 2006.
EISENSTEIN, S. "Laocoön" In: Towards a Theory of Montage (Sergei Eisenstein Selected Works vol II.) M Grenny & R. Tayloy (Eds). Londres/Nova York: I.B. Tauris, 2010, p. 109-202.
FOWLER, R(Ed). The Cambridge Companion to Homer. Cambridge University Press, 2004.
GADAMER, H.G.  Verdade e Método. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.
GARCIA Jr, L. Homeric Temporalities: Simultaneity, Sequence, and Durability in the Iliad.  Tese de doutorado, University of California, 2007.
GONZALEZ, J. The Epic Rhapsode and His Craft. Homeric Performance in a Diachronic Perspective. Center for Hellenic Studies, 2013. Link: http://chs.harvard.edu/CHS/article/display/6127 .
GRAZIOSI, B. Inventing Homer. The Early Reception of Epic. Cambridge University Press, 2002.
GRAZIOSI, B.&GREENWOOD, E. Homer in the Twentieth Century: Between World Literature and the Western Canon. Oxford University Press, 2007.
HUTCHEON, L.  Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.
IHDE, D. Listening and Voice. Phenomenologies of Sound. Nova York: State University of New York Press, 2007 (Primeira edição:1976). link: http://audio.uni-lueneburg.de/texte/Idhe_listening_voice_phenomenologies.pdf
LEHMANN, H.T. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac&Naif, 2007.
LACTACZ, J. Homer. His Art and His World. The University of Michigan Press, 1998.
LAGAAY, A. Metaphysics of Performance. Performance, Performativity and the Relation Between Theatre and Philosophy. Berlim: Logos, 2001.
LORD, A.  The Singer of Tales. Harvard University Press, 2000.
MISANCHUCK, M. &DUEBER, B. Formation of Community in a Distance Education Program.  Link: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED470181.pdf
MORRIS, I. &POWELL, B. A New Companion to Homer. Brill, 1997.
MOTA, M. A dramaturgia musical de Ésquilo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
MOTA, M. Teatro e erudição: implicações de um experimento recepcional. Texto apresentado à VII Reunião científica da ABRACE, Belo Horizonte, 2013. Link: http://www.portalabrace.org/memoria/viireuniaoteorias.htm. (2013a).
MOTA,M. Nos Passos de Homero.ensaios sobre performance, filosofia, música e dança a partir da antiguidade. São Paulo: Annablume, 2013. (2013c).
MOTA, M. Imaginação e Morte. Ensaios sobre a representação da finitude. Brasília: Editora UnB, 2014.
MOTA, M. Teatro musicado para todos. Experiências do Laboratório de Dramaturgia-UnB, Revista Participação (UnB), 25,2014,p. 80-96. (2014a)
MOTA, M. Teatro Musicado, Roteiro Diagramático e Seminários Interdisciplinares:Experiências em pesquisa, ensino e  criação no Laboratório de Dramaturgia da Universidade de Brasília.  Revista Cena. UFRGS.  19(2016). Link: http://www.seer.ufrgs.br/cena .
MOTA, M. Performance e estudos clássicos: proposta de seminários interdisciplinares. In: BACELAR, Agatha; OLIVEIRA, Loraine (org.). Cenas poéticas, filosóficas e musicais. Um panorama dos  Estudos Clássicos. São Paulo: Annablume, 2016. (2016a).
NAGY, G. Homer the Classic. Washington: Center for Hellenic Studies, 2009. Link: http://chs.harvard.edu/CHS/article/display/3472 .
NAGY, G.  Poetry as Performance. Homer And Beyond.  Cambridge University Press, 1996. Link: http://chs.harvard.edu/CHS/article/display/5581 .
NEY, A. Metaphysics. An Introduction. Londres: Routledge, 2014.
KENDRICK, L.& ROESNER,D. Theatre Noise. The Sound of Performance. Cambridge Scholars Publishing, 2011.
ROESNER,D. Musicality in Theatre. Music as Model, Method and Metaphor in Theatre-Making. Londres: Routledge, 2014.
SARRAZAC, J.P. Sobre a fábula e o desvio. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2013.
SARRAZAC, J.P(Ed). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac&Naif, 2012.
SARRAZAC, J.P. A oficina de escrita dramática.  Educação e Realidade 30.2(2015):203-215.Link: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12461.
SARRAZAC, J.P. Poétique du drame moderne. Paris: Les Éditions du Seuil, 2012.
SARRAZAC, J.P. A irrupção do romance no teatro”, Folhetim: Teatro do Pequeno Gesto 28(2009): 7-15.
SCODEL, R. Listening to Homer. Tradition, Narrative & Audience. The University of Michigan Press, 2009.
SCHAFER, R.M. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora Unesp, 1992. Link: https://monoskop.org/images/2/21/Schafer_R_Murray_O_ouvido_pensante.pdf .
SCHAFER, R.M. A afinação do mundo. São Paulo:Editora Unesp, 1997. Link: https://monoskop.org/images/9/93/Schafer_R_Murray_A_afinacao_do_mundo.pdf
SHAFER, R.M. Educação Sonora. São Paulo: Melhoramentos, 2011. 
SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno(1880-1850). São Paulo: Cosac&Naify, 2001.


Links
1- Project Perseus : http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
2- Stanford Encyclopedia of Philosophy http://plato.stanford.edu/
3- Center fo Hellenic Studies http://chs.harvard.edu/
4- Homer in print http://www.lib.uchicago.edu/e/webexhibits/homerinprint/
5- Dance of the muses. www.danceofthemuses.org.
6- Oral Tradition Journal  http://journal.oraltradition.org/
7- Homeric Singing   http://www.oeaw.ac.at/kal/sh/
8- Homer In Performance https://www.fas.harvard.edu/~classics/poetry_and_prose/homer/homer.html
9- Monoskop. https://monoskop.org/Monoskop
10-archive. http://archive.org/
11-
Sites de buscas
1-abrace
http://portalabrace.org/1/index.php/1
2- Repositório Institucional  UnB:   http://repositorio.unb.br/
3-Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (Ibict) http://bdtd.ibict.br/vufind/
4- Banco de teses Capes http://bancodeteses.capes.gov.br/
5- Banco de teses USP - http://www.teses.usp.br/
6- Jstor. http://www.jstor.or g/
7-Proquest. www. proquest.com
8- Academia https://www.academia.edu/settings
9- scribd.  www.scribd.com




[1] Bibliografia complementar será acrescida de títulos disponibilizados no blog de acompanhamento da disciplina. Meus textos estão disponíveis em  https://brasilia.academia.edu/MarcusMota .

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