UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METAFÍSICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE
Disciplinas:
Seminário de Metafísica da Arte
Tópicos Especiais em Artes Cênicas 2
Horário:
Segundas e quartas 14:00-16:00
Professor:
Marcus Mota. marcusmotaunb@gmail.com
Local:
Blog
de interação: http://rapsodicas.blogspot.com.br/
Tema:
Rapsódicas. Tensões entre narrativa e épica.
Apresentação
A proposta é
integrar estudantes/pesquisadores/artistas de diversas formações e
programas de pós-graduação em uma comunidade de aprendizagem a partir de trocas
de experiências tendo como fio condutor a rediscussão da ideia do rapsodo. A
partir dessa rediscussão, procura-se tornar compreensíveis modos de acesso a
eventos performativos e suas implicações estéticas e recepcionais. Assim, Homero em performance irrompe como um
conjunto de questões que passam pela problematização mesma do intérprete, de
seus estratégias em abordar eventos performativamente orientados. Caso extremo
é colocar tais estratégias em foco a partir do enfrentamento de algo que
subsiste em uma textualidade complexa e que foi retomado como modelo para
diversas tradições criativas, como a épica homérica. Sendo assim, procurar compreender Homero em Performance não se trata
apenas de reconstruir contextos de produção na cultura pré-clássicas. O desafio
de se aproximar de um objeto heterodoxo como uma performance registrada
parcialmente em textos acaba por difundir formas de se problematizar a
compreensão mesma de atos performativos. Assim, a performance da compreensão se
vincula à compreensão de eventos performativos. Conceitos operatórios
fundamentais envolvidos nesse jogo hermenêutico: produção e recepção de sons;
atos recepcionais; audiovisualidade; imaginação.
O ponto de
partida será o de uma renovada ênfase na figura de Homero e sua épica, a partir
de duas provocações:
1-uma
tentativa de definir a produção moderna e contemporânea em dramaturgia como um
híbrido entre drama e narrativa, a partir dos textos do dramaturgo e ensaísta
Jean Pierre Sarrazac;
2- as
variações em torno da recepção da obra Laocoonte,
de Lessing, que defende a poética de Homero frente às artes visuais.
Para tanto,
além dessas provocações, serão discutidas e confrontadas duas proposições:
1- a
tentativa de definição e controle da performance épica por meio da abordagem de
Platão em A república.
2- a análise
do livro I de Ilíada, mostrando
como a atividade do rapsodo é elaborada dentro de uma interação face a face.
Tais
provocações e proposições, além de debatidas e analisadas em sala de aula, vão
constituir impulso para um exercício performativo em grupo realizado pelos
integrantes da disciplina.
Objetivos
Promover um debate sobre ideias e formas
de expressão vinculados à tradição clássica, enfatizando sua flexibilidade e
contínua renovação.
Ratificar uma dimensão experiencial na
análise e estudo de obras e questões estéticas.
Cronograma
básico
O cronograma mais detalhado será postado
no blog do curso.
Agosto:
Apresentação do programa. Discussão do hibridismo entre drama e narrativa a
partir de J.P. Sarrazac. Discussão do
texto de Laoconte, de Lessing.
Constituição dos grupos para realização/observação dos projetos artísticos. Início
dos blogs de acompanhamento de cada grupo.
Setembro: análise do livro I da Iliada. discussão dos projetos artísticos de cada um dos grupos
Outubro:
Análise dos materiais postados nos blogs
dos projetos artísticos de cada um dos grupos.
Novembro.
Finalização dos projetos artísticos. Apresentação dos resultados. Discussão.
Dezembro:
Conclusão do curso. Avaliação da disciplina.
Metodologia/atividades
A sala de aula será um locus de organização de atividades
extra-classe. Segue-se neste curso as implicações do conceito de Comunidade de
Aprendizagem a partir da EAD (Educação à Distância): todos os integrantes do
processo educativo se encontram interligados por uma plataforma online, por
meio da qual partilham informações, questões e atividades
(MISANCHUCK&DUEBER 2011).
Nesse sentido, este curso vai se valer de
um blog de interação no qual textos
complementares, detalhamento de
atividades e postagens de tarefas ali serão disponibilizados para todos.
A integrantes da disciplina vão ser
distribuídos em grupos. Cada grupo vai propor e administrar um blog de acompanhamento de seu projeto
artístico. Cada grupo vai apresentar um projeto de realização que será
discutido em sala de aula. A partir desse projeto, começam os encontros entre
os integrantes do grupo para realizar este projeto. Cada projeto deve se
utilizar das questões discutidas na disciplina a partir da figura do rapsodo e
da tensão entre drama e narrativa. Cada realização do projeto artístico precisa
ter no mínimo 5 minutos, podendo ser efetiva em qualquer estilo e mídia. É
preciso que cada projeto combine diversas tradições performativas, evitando que
se recaia na centralidade de uma performance oral. Os recursos materiais e
humanos e espaços de ensaio são de responsabilidade de cada grupo.
Além disso cada estudante vai elaborar um
texto de no mínimo 10 páginas a partir das discussões e experiências realizadas
durante o curso.
O detalhamento das atividades se encontra
no blog de acompanhamento da disciplina.
Avaliação
1- participação efetiva em todas as etapas
do processo criativo: 40 pontos
2- elaboração de texto final da
disciplina: 30 pontos
3- participação efetiva e conduta ética
durante as discussões e atividades do curso, 20 pontos
Bibliografia[1]
a- primária
HOMERO Ilíada.
(trad. F. Loureço) São Paulo. Penguin Companhia, 2013.
LESSING, G.E. Laocoonte. Ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. (Trad. M.
Seligmann-Silva, 2011)
PLATÃO. A República. (Trad. M. H. P. da Rocha) Lisboa: Calouste Gulbenkian,
2014.
PLATÃO. Íon. v. http://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/326
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SARRAZAC, J.P. O futuro de drama. Lisboa: Campo das Letras, 2006. https://www.academia.edu/15301564/O_Futuro_do_Drama
b- obras complementares
BENJAMIN, Walter “O Narrador: Considerações sobre a obra de
Nikolai Leskov”, in Arte, Técnica,
Linguagem e Política. São Paulo: Editora Brasiliense,1994,p. 197-221. link:
http://letrasorientais.fflch.usp.br/sites/letrasorientais.fflch.usp.br/files/BENJAMIN,%20Walter_O%20narrador%20(._.).pdf
.
BROWN, R. Sound: A Reader in Theatre Practice.
BREMER, J. Plato's
Ion: Philosophy as Performance. Bibal Press, 2005.
CAGE, J. Silences.
Lectures and Writings. Wesleyan
University Press, 2011.(Original de 1961). Link: https://monoskop.org/File:Cage_John_Silence_Lectures_and_Writings.pdf
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CHION, M. Sound: An
Acoulogical Treatise. Duke
University Press, 2016.
CHION, M. A Audiovisão.
Lisboa: Texto&Grafia, 2011.
CULL, L. & LAGAAY, A. Encounters in Performance Philosophy. Londres: Palgrave Macmillan,
2014.
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SARRAZAC, J.P. Poétique du drame moderne. Paris: Les Éditions du Seuil, 2012.
SARRAZAC, J.P. A irrupção do romance no teatro”, Folhetim: Teatro do Pequeno Gesto 28(2009): 7-15.
SCODEL,
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SCHAFER,
R.M. O Ouvido Pensante. São Paulo:
Editora Unesp, 1992. Link: https://monoskop.org/images/2/21/Schafer_R_Murray_O_ouvido_pensante.pdf
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SCHAFER,
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Paulo:Editora Unesp, 1997. Link: https://monoskop.org/images/9/93/Schafer_R_Murray_A_afinacao_do_mundo.pdf
SHAFER,
R.M. Educação Sonora. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno(1880-1850). São Paulo: Cosac&Naify,
2001.
Links
1- Project Perseus :
http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
2- Stanford Encyclopedia of Philosophy
http://plato.stanford.edu/
3- Center fo Hellenic Studies
http://chs.harvard.edu/
4- Homer in print http://www.lib.uchicago.edu/e/webexhibits/homerinprint/
5- Dance of the muses. www.danceofthemuses.org.
6- Oral Tradition Journal http://journal.oraltradition.org/
7- Homeric Singing http://www.oeaw.ac.at/kal/sh/
8- Homer In Performance https://www.fas.harvard.edu/~classics/poetry_and_prose/homer/homer.html
9- Monoskop. https://monoskop.org/Monoskop
10-archive. http://archive.org/
11-
Sites
de buscas
1-abrace
http://portalabrace.org/1/index.php/1
2- Repositório Institucional UnB:
http://repositorio.unb.br/
3-Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (Ibict) http://bdtd.ibict.br/vufind/
4- Banco de teses Capes http://bancodeteses.capes.gov.br/
5- Banco de teses USP -
http://www.teses.usp.br/
6- Jstor. http://www.jstor.or g/
7-Proquest. www. proquest.com
8- Academia https://www.academia.edu/settings
9- scribd. www.scribd.com
[1]
Bibliografia complementar será
acrescida de títulos disponibilizados no blog
de acompanhamento da disciplina. Meus textos estão disponíveis em https://brasilia.academia.edu/MarcusMota .
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