segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A. Lord The Singer of Tales

 

“para o poeta oral, o momento de composição é a performance.  No caso de um poema literário, há um intervalo temporal entre composição e leitura ou performance. No caso do poema oral este intervalo não existe porque composição e performance são dois aspectos do mesmo momento. (...) Um poema oral não é composto para mas em performance.(...) Cantar, performar e compor são facetas do mesmo processo”(LORD 2000:11).



“o poeta oral não tem a idéia de um modelo textual fixo que serve de guia. Ele tem modelos o bastante, mas eles não estão fixados e ele não tem ideia de memorizá-los em uma forma fixa. A cada momento, ele ouve uma canção distinta”(LORD 2000:25.



 
“temos um conceito da fixidez de uma performance. (...)Nós pensamos mudança de conteúdo ou redação. Para nós, em algum momento tanto conteúdo quanto a redação foram estabelecidos”(LORD 2000:101). 


 “Nossa real dificuldade se torna patente no fato que, diferente do poeta oral, nós não estamos acostumados a pensar em termos de fluidez. Nós encontramos dificuldade em compreender algo que é multiforme. Parece-nos necessário construir um texto ideal ou buscar um original, e permacemos insatisfeitos com um fenômeno sempre em transformação. Eu acredito que quando comprendermos os fatos da composição oral vamos parar de tentar encontrar um original da canção tradicional. De um ponto de vista, cada performance é um original. De outro, é impossível reconstruir o trabalho de gerações de cantores até o moemnto quando um cantor primeiro cantor uma canção particular. (...) Cada performance é a canção específica e é ao mesmo a canção em senso genérico. A canção que estamos ouvindo é ‘a canção’. Pois cada performance é mais que uma performance; é sua recriação.(LORD 2000:100-102)”


  Conceito: Composição em Performance



LORD, A.  BARTÓK, B. Serbo-Croatian Folk Songs. Columbia University Press, 1951.
LORD, A. Epic Singers and Oral Tradition. Cornell University Press, 1991.
LORD, A. The Singer of Tales.(Introd. G.Nagy) Harvard University Press, 2000. Nova edição com cd que inclui arquivos de som, imagem e vídeo.
LORD, A. The Singer Resumes the Tale. Cornell University Press, 1995.
LORD,A e PARRY, M.  Serbo-Croatian Heroic Songs. Harvard Univesity Press, 1954.

Nenhum comentário:

Postar um comentário