“para o poeta oral, o momento de composição é a performance. No caso de um poema literário, há um
intervalo temporal entre composição e leitura ou performance. No caso do poema
oral este intervalo não existe porque composição e performance são dois
aspectos do mesmo momento. (...) Um poema oral não é composto para mas em
performance.(...) Cantar, performar e compor são facetas do mesmo
processo”(LORD 2000:11).
“o poeta oral não tem a idéia de um modelo textual fixo que serve de
guia. Ele tem modelos o bastante, mas eles não estão fixados e ele não tem
ideia de memorizá-los em uma forma fixa. A cada momento, ele ouve uma canção
distinta”(LORD 2000:25.
“temos um conceito da fixidez de uma performance. (...)Nós pensamos
mudança de conteúdo ou redação. Para nós, em algum momento tanto conteúdo
quanto a redação foram estabelecidos”(LORD 2000:101).
“Nossa real
dificuldade se torna patente no fato que, diferente do poeta oral, nós não estamos
acostumados a pensar em termos de fluidez. Nós encontramos dificuldade em
compreender algo que é multiforme. Parece-nos necessário construir um texto
ideal ou buscar um original, e permacemos insatisfeitos com um fenômeno sempre
em transformação. Eu acredito que quando comprendermos os fatos da composição
oral vamos parar de tentar encontrar um original da canção tradicional. De um
ponto de vista, cada performance é um original. De outro, é impossível
reconstruir o trabalho de gerações de cantores até o moemnto quando um cantor
primeiro cantor uma canção particular. (...) Cada performance é a canção
específica e é ao mesmo a canção em senso genérico. A canção que estamos
ouvindo é ‘a canção’. Pois cada performance é mais que uma performance; é sua
recriação.(LORD 2000:100-102)”
LORD, A. BARTÓK, B. Serbo-Croatian Folk Songs. Columbia University Press,
1951.
LORD, A. Epic Singers and Oral Tradition. Cornell
University Press, 1991.
LORD, A. The Singer of
Tales.(Introd. G.Nagy)
Harvard University Press, 2000. Nova edição com cd que inclui arquivos de som,
imagem e vídeo.
LORD, A. The Singer Resumes the Tale. Cornell
University Press, 1995.
LORD,A e PARRY, M. Serbo-Croatian
Heroic Songs. Harvard Univesity Press, 1954.
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